Por que é importante desapegar de itens do passado

Outro dia estava organizando a casa de uma cliente e nos deparamos com um item que ela não lembrava mais que tinha guardado: uma caixinha de papelão que ela fez quando criança, decorou e usou durante sua adolescência para guardar suas bijuterias.

Depois de adulta, essa caixinha foi parar no “acervo” do passado, que foi junto com outras dezenas de itens para o “cantinho da bagunça” e por lá ficou por longos anos.

Nesse processo de entender o que esse objeto ainda significava na vida dela, lembrei-me de quantas vezes guardei coisas sem pensar, somente para não ter que lidar com a decisão do que fazer com aquele item.

A curto prazo, parece uma sábia decisão: vou guardar e depois vejo o que eu faço. Só que esse dia quase nunca chega… E o acúmulo só cresce.

Em diferente níveis, todos nós temos aqueles itens que guardamos no meio das nossas coisas, nunca usamos e muitas vezes não sabemos nem o por quê dele se manter conosco.

Tomar a decisão do que vamos fazer com cada objeto é libertador. É como se ela encerrasse uma pendência que fica aberta na sua cabeça, ocupando espaço físico e emocional, deixando a energia parada. Quando desapegamos de itens do nosso passado, abrimos espaço para coisas novas. O importante é sempre fazer a pergunta: isso me traz felicidade? A resposta é que vai definir o que você precisa fazer com aquele item.

O que você ainda guarda que não consegue desapegar? O que te impede de mexer nas suas coisas do passado? Essas são perguntas importantes para a organização e, principalmente, para a manutenção da organização da sua casa.

Quer acompanhar minhas dicas sobre como organizar a casa?

Seguem os links das minhas redes sociais:

Instagram

Youtube

Leia também:

>>> Por que é tão difícil desapegar?

>>> Como não acumular papéis na sua casa

>>> 5 motivos para você organizar a sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *