Organizar x Arrumar: você sabe a diferença?

Antes de me especializar em organização  eu achava que arrumar a casa era a mesma coisa que organizar. Eu não sei se isso já aconteceu com você, mas eu arrumava, arrumava, arrumava e a bagunça sempre voltava. E isso me deixava muito frustrada. 

Com o tempo eu entendi que arrumar e organizar são coisas completamente diferentes e que, na verdade, a arrumação vem depois da organização

Saiba a diferença

Arrumar tem um sentido muito mais estético. Às vezes quando a gente precisa limpar um lugar, a gente junta tudo, coloca dentro de uma caixa e agrupa sem muita lógica. O que isso significa? Que apenas estamos “disfarçando” a bagunça e não a eliminando. É como se a gente estivesse jogando a sujeira pra debaixo do tapete para fingir que ela desapareceu. E aí aquele ambiente parece bonito, parece super organizado, mas na verdade, provavelmente, está tudo “escondido”. A bagunça continua lá, ela apenas mudou de lugar. 

Já quando a gente organiza, faz dentro de uma lógica pensada e isso inclui a eliminação da sujeira, sem precisar escondê-la debaixo do tapete. A gente realmente resolve a situação da bagunça, sem usar artifícios que nos iludam que a casa está em ordem. A organização é muito mais profunda, ela é inteligente e efetiva porque é feita de acordo com as nossas necessidades funcionais do dia a dia. 

Na minha opinião, a maior diferença é: a arrumação está ligada ao armazenamento, à estética; por isso acaba sendo mais momentânea. Já a organização é mais profunda, um olhar para o que manter e como guardar; e nesse caso, quando bem feita, é duradoura

Por que organizar é importante?

Uma casa organizada trás benefícios que vão além de um ambiente aparentemente bonito e agradável.  O dia a dia se torna mais prático e funcional, o que economiza tempo e até dinheiro. Um ambiente organizado também dá mais disposição e aguça a criatividade, além de reduzir a ansiedade e o estresse. 

Pare pra pensar: quando o caos está instalado, nada parece funcionar, não é mesmo? A gente fica perdida, angustiada e perde tempo. Nesse caso só arrumar não vai resolver, porque o caos ainda estará dentro de casa. 

Embora a organização seja um processo mais demorado e intenso do que a arrumação, o seu impacto positivo é a longo prazo. Fora que arrumar a casa também fica bem mais simples! 


Agora que você já sabe a diferença entre arrumar e organizar, me conta: você é do tipo de arruma ou organiza a casa?

Quer acompanhar minhas dicas sobre como organizar a casa?

Seguem os links das minhas redes sociais:

Instagram
Youtube

Leia também:

>>> Como organizar a casa para a chegada do bebê

>>> Como melhorar a organização em casa após a chegada dos filhos

>>> A organização da casa e o incêndio no primeiro dia do ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *