4 dicas para organizar o que entra e sai de casa

Você sabe organizar tudo que entra e sai da sua casa todos os dias?

Uma das grandes dificuldades que eu tinha na minha casa era organizar onde colocar a minha bolsa, as das crianças, itens do marido, chaves, papéis, compras e tudo o que entra e sai de casa todos os dias. Normalmente as coisas ficavam jogadas na sala de jantar, em cima da mesa e das cadeiras, e virava uma bagunça. Aí eu precisava usar a mesa ou as cadeiras e não conseguia usar porque estava cheia de bolsas, sacolas, roupas… Só de lembrar me dá calafrios! 

Mas isso mudou aqui em casa. Desde que eu defini um lugar certo para cada coisa tudo melhorou. Eu também adquiri o hábito de filtrar tudo que entra na minha casa para evitar elementos desnecessário que comprometem a organização. Fiz um post falando sobre isso, leia aqui.

Mesmo com a filtragem, ainda assim estamos sempre levando e trazendo coisas. Então hoje eu quero dividir com você 4 dicas para organizar o que entra e sai de casa todos os dias. 

Dicas para organizar o que entra e sai de casa
Dicas para organizar o que entra e sai de casa

1. Chaves

Tenha um lugar para colocar sua chave de casa e/ou do carro assim que você chegar. Eu não sei como é para você, mas pra mim era uma grande dificuldade achar a chave de casa. Diversas vezes eu chegava com as crianças, abria a porta ou alguém abria para mim, e a chave ficava em qualquer lugar. E o que acontecia? Em algum outro momento alguém tocava a campainha, por exemplo, e a gente não achava a chave! Parecia que ela tinha se escondido de propósito. Era um tal de procura daqui, busca dali… e a pessoa esperando na porta…  

Quando você tem um lugar específico para colocar a sua chave, é muito difícil isso acontecer. No meu caso, eu também achava que seria complicado colocar um porta-chaves, que teria que furar a parede e colocar prego, mas hoje em dia existem ganchinhos bem interessantes e práticos de colocar, com adesivo de dupla face que é só grudar e tá pronto. No final eu achei que ficou super bonito, super simples, não me custou quase nada, e hoje tenho um lugar onde ficam as chaves de casa.

2. Bolsas

Sim, as bolsas também precisam ter um lugar específico para guardar quando chegamos em casa, senão elas acabam ficando dispersas e transformam o ambiente em uma bagunça. No caso da minha bolsa e do meu marido, eu escolhi dentro de um armário. As bolsas das crianças eu separei uma caixa perto da entrada. O bom de definir onde colocar as bolsas é que todos em casa já sabem onde guardar e onde pegar antes de sair. 

Você pode colocar ganchinhos na parede, ter um cabideiro de chão ou reservar um espaço da casa para isso. O importante mesmo é definir e criar o hábito de colocar as bolsas no lugar assim que chegar em casa. 

3. Papéis

Separe uma caixa ou algum compartimento para colocar os papéis que vêm da rua. Direto eu tinha folders, contas, cartões e uma infinidade de papéis de todos os tamanhos que chegavam e ficavam espalhados pela casa (incluindo a minha bolsa). E aí quando eu precisava deles, nunca encontrava. Ao definir um lugar para os papéis, a bagunça diminuiu drasticamente e eu não perdi mais os meus boletos. 

O ideal é triar antes, mas quem é mãe sabe que com os filhos pequenos muitas vezes isso é uma tarefa impossível. Então, vá colocando todos os seus papéis nessa caixa ou compartimento que você separou, e que pode ficar na entrada de casa ou no escritório ou onde ficar melhor pra você, e tenha o hábito de olhar sempre para não deixar acumular demais. 

4. Compras

Seja de mercado ou de shopping, guarde suas compras assim que chegar em casa. Na maioria das vezes chegamos cansadas com as sacolas, mas é realmente importante que você já coloque no lugar as suas compras para evitar que elas criem raízes por cima dos móveis (leia-se mesa de jantar ou pia da cozinha, no meu caso). 

Especialmente quando chegamos com uma sacola de roupa ou sapato novos, costumamos deixar para depois a tarefa de tirar da caixa, cortar a etiqueta e guardar no armário. Quem aí nunca colocou a sacola inteira no guarda-roupa só para não ficar jogada? O problema é que a bagunça só está escondida e o que você comprou não está no lugar que deveria estar. E você ainda corre o risco de esquecer que tem uma roupa nova e não usá-la. 

O que você achou dessas dicas? Elas foram úteis para você? Me escreve contando as suas dificuldades na organização da sua casa!

Quer acompanhar minhas dicas sobre como organizar a casa?

Seguem os links das minhas redes sociais:

Instagram

Youtube

Leia também:

>>> Como organizar a mala para viajar com crianças

>>> Organizar x Arrumar: você sabe a diferença?

>>> Como melhorar a organização em casa após a chegada dos filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *