Saiba como e onde descartar pilhas, baterias, exames, eletrônicos e outros itens

Separar o lixo orgânico do reciclável é uma prática comum, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como e onde descartar itens como canetas, exames médicos, isopor, esmaltes, pilhas, baterias, livros e eletrônicos quebrados.

Fui pesquisar e me deparei com um número alarmante: segundo a ONU, por ano, são produzidos mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. Além disso, eles ainda divulgaram um dado que 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. É muita coisa! 

A boa notícia é que podemos fazer a nossa parte para evitar que todo esse lixo seja acumulado no meio ambiente. Precisamos descartar corretamente esses itens ‘incomuns’ em locais apropriados que vão dar o melhor destino para eles. Vou te mostrar alguns exemplos bacanas que podem te ajudar:

Como descartar canetas

Você deve estar pensando: “nossa Nalini, mas eu não posso descartar no lixo comum?”. O correto é não descartar, afinal elas são recicláveis.

Pensando nisso, a Faber Castell começou a patrocinar o programa de logística TerraCycle. Nesse programa, recebem canetas, lápis, borracha, apontador, marca texto, enfim, diversos itens de escritório para fazer a reciclagem, independente da marca!

E o melhor, a cada 12g de material enviado, você recebe 2 pontos TerraCycle que equivalem a R$0,02 e poderão ser revertidos em doações para uma entidade sem fins lucrativos ou uma escola que você escolher.

É possível se tornar um membro do programa com participação totalmente gratuita, sem taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle. Basta cadastrar o seu time de coleta (uma escola, organização, empresa, etc.) e indicar um representante com mais de 13 anos para ser o responsável pelo cadastro. Você pode saber mais no site https://www.terracycle.com/pt-BR/.

Como descartar exames médicos

Muita gente já me perguntou como descartar chapas de Raio X e outros exames de imagem e eu já adianto que precisa de um cuidado especial. Isso porque eles contém substâncias tóxicas e demoram mais de 100 anos para se decompor.

Como possuem prata e plástico, muitas empresas têm interesse em reciclar essas radiografias. Mas antes de entregar, é preciso ter cuidado para guardar esses exames em casa. Eles devem estar protegidos com plástico ou papel e nunca expostos ao excesso de calor ou umidade, o que pode ser prejudicial à saúde.

Uma das opções para saber onde descartar é o site e-Cycle, no qual você coloca o seu CEP, o tipo de material a ser descartado e ele localiza um ponto de coleta mais próximo. No tipo de material é só selecionar a opção “Diversos” e, em seguida, selecionar o item “Chapas de Raio-X”.

Como descartar isopor

O isopor é reciclável, mas ainda demora muito tempo para se decompor, pois é composto por 98% de ar e ocupar muito espaço físico. E poucas pessoas fazem o descarte ideal do isopor, por isso é interessante entender como funciona!

No processo de reciclagem, o isopor é triturado, moído, granulado e inserido gases de expansão. Este granulado do processamento também pode ser usado para a fabricação de produtos como brinquedos, solas de sapatos, réguas, vasos, etc.

Você pode ver os pontos de coleta através desse site.

Como descartar esmaltes

O esmalte em si não é reciclável, mas existem maneiras de descartá-lo sem agredir tanto o meio ambiente. Já o vidro do esmalte é totalmente reciclável. Vou te ensinar como descartar corretamente o esmalte!

Para reciclar a embalagem é necessário limpar o vidro e descartar todo o conteúdo dele. Para isso, você pode utilizar removedor de esmalte, jornal e algodão. Primeiro, despeje o conteúdo no jornal (nunca diretamente na pia), insira o líquido removedor dentro do vidrinho do esmalte e agite. Faça o mesmo procedimento por duas vezes e jogue a solução no jornal, que deve ser descartado no lixo comum.

Por último, você pode jogar o vidro do esmalte no lixo para reciclagem, na parte de vidros, normalmente. 

Como descartar pilhas e baterias 

Entre as muitas coisas que me perguntam está como descartar corretamente pilhas e baterias. E eu posso te dizer que é bem simples!

Primeiro é necessário armazenar as pilhas e/ou baterias sem misturá-las com outros tipo de materiais, embalando em plástico resistente para evitar contato com umidade e evitar vazamentos.

Depois disso, consulte quais são os postos de recolhimento mais próximos de você. Garanto que se você parar para pensar, vai lembrar de algum lugar que tenha. Muitos hipermercados e farmácias costumam ter postos de coleta. 

Como descartar corretamente livros

Não seria um descarte propriamente dito, porque você pode passar os livros adiante. Sabe aquela limpa na sua estante, quando você vê os livros que não gosta mais ou que não leu e nem vai ler?

Você pode retirá-los, doar para um amigo que você goste, colocar para vender em alguma rede social, vender para o sebo, ou até mesmo doar para alguma biblioteca! 

Em último caso, se o estado do livro for muito ruim, você pode colocar para descarte junto com o lixo reciclável de papel.

Como descartar eletrônicos quebrados 

Por último, porém não menos importante, os eletrônicos quebrados! 

Computadores, impressoras, celulares, televisão, entre outros eletrônicos devem ser descartados separadamente para evitar danos ambientais. Esses itens nunca devem ser jogados no lixo orgânico ou no reciclável. 

Algumas cooperativas de reciclagem ou centros de estudos – escolas e universidades – com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente podem ter pontos de reciclagem de materiais eletrônicos. Além disso, alguns fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos têm postos de coleta. 

Descartando um material de maneira correta, além da preservação, você permite reutilizá-lo em outros segmentos. 

Descartar em local correto ajuda o meio ambiente

Como já falei aqui, todos esses descartes, se feitos corretamente, auxiliam a não destruir o meio ambiente. Sem contar que fazer essa organização e limpeza, aumenta o seu espaço para coisas novas!

Gostou do conteúdo? Tem mais alguma dúvida de descarte? Me acompanha no Instagram que eu te ajudo com várias dúvidas por lá.

Quer acompanhar minhas dicas sobre como organizar a casa?

Seguem os links das minhas redes sociais:

Instagram

Youtube

Leia também:

>>> Armário organizado: o que pendurar e o que dobrar

>>> Efeito rebote na organização: entenda porque a bagunça volta

>>> 4 dicas para organizar o que entra e sai de casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *