O que faz um personal organizer - Organizar Transforma

O que faz um personal organizer

Você sabe o que faz um personal organizer? Esta é uma profissão relativamente nova, que surgiu em meados dos anos 80, nos Estados Unidos, como resultado do crescimento do consumo ocorrido naquela década.

O termo acabou se popularizando nos últimos anos, especialmente em virtude de programas de TV, e muito tem sido exposto desde então.

Em termos gerais, o personal organizer é o profissional que avalia, orienta e cria sistemas variados de organização pessoal (como o próprio nome, em inglês, sugere).

Dessa forma, há diversas frentes em que o profissional pode atuar, bem como diversos perfis de clientes e situações.

No texto de hoje, eu te conto mais sobre esta que é a minha profissão, além de falar um pouco sobre o dia a dia do especialista e os benefícios de contratar um profissional de organização. Então, vem comigo!

Diferencial do personal organizer

O maior diferencial do trabalho do personal organizer é que ele oferece um serviço de organização personalizado, afinal, você sabe, na teoria, como organizar a cozinha ou seu guarda-roupa.

Mas será que aquele sistema é o melhor para o seu caso, ou para o estilo e tamanho da sua casa? Por isso, antes de efetivamente pôr a mão na massa, o profissional busca compreender o histórico do cliente. E não é só isso. Também é fundamental entender as preferências, a rotina e os objetivos dele com aquela organização específica.

Dessa forma, o trabalho tem muito mais a ver com uma transformação na maneira de pensar todo o ambiente, indo muito além da mera reorganização do espaço físico.

Leita também: O que é personal organizer

O que faz um personal organizer na prática

De uma maneira geral, o que faz um personal organizer é muito semelhante à atuação de um personal trainer. Ele não vai fazer os exercícios por você, ele vai te mostrar o caminho para alcançar o corpo dos sonhos, ou melhorar sua resistência ou criar exercícios de fortalecimento específicos para o seu corpo.

Portanto, significa que os resultados vão depender de você e das suas escolhas! O mesmo acontece com a organização: você pode querer organizar a fim de otimizar os espaços, ou passar menos tempo procurando seus pertences, ou ainda reorganizar tudo para a chegada de um bebê, por exemplo. Assim, todo o planejamento do especialista será feito de acordo com o perfil e as configurações da casa de quem o contrata.

Nesse contexto, o personal organizer vai oferecer toda a orientação e o suporte necessário para que o cliente possa tomar as decisões.. É ele quem vai definir o que vai manter ou doar, bem como colocar na prática os sistemas eficazes para garantir funcionalidade no dia a dia.

O que faz um personal organizer uma profissão interessante é que ele pode ser especialista em áreas ou generalista. Alguns profissionais oferecem serviços específicos, como baby organizer, luto ou home office, enquanto outros atendem clientes de diversos tipos e necessidades.

E o mais legal é que nem sempre esse serviço precisa ser presencial. Então, vem entender mais sobre os tipos de serviços oferecidos pelos profissionais de organização!

Quando contratar os serviços de um personal organizer?

Apesar de muito pessoal, a organização da casa precisa ter um sistema inteligente e estratégico para funcionar.

Esse sistema varia de acordo com cada família, mas muitas não sabem como poderiam melhorar o armazenamento e organização de suas casas.

E, frequentemente, isso impacta no convívio familiar. Por isso, é hora de pensar em contratar um personal organizer quando:

  • Você perde suas coisas com frequência;
  • Tem muitos itens que não usa, mas também não consegue descartar;
  • Sente que falta muito espaço em casa;
  • Precisa de um incentivo que facilite o processo de desapego;
  • Pensa em um melhor armazenamento de seus pertences e dos pertences dos seus familiares;
  • Vivencia muitas brigas em decorrência de falta de organização de outros familiares;
  • Sente que a casa parece muito menor do que é, porque tem muitos itens no meio do caminho ou fora do lugar correto.

Uma nova organização dentro de casa é capaz não apenas de otimizar os espaços, mas, de criar uma verdadeira revolução na saúde mental. Assim, como resultado podemos listar diversas vantagens, como:

  • Sensação de leveza e casa em ordem;
  • Mais espaço em cada ambiente (às vezes, o ambiente fica mais arejado e claro);
  • Mais tempo livre, já que não precisará procurar objetos com frequência;
  • Mais praticidade e funcionalidade na hora de encontrar e guardar os itens;
  • Melhora na saúde mental, como capacidade de memorização e mais foco em cada tarefa.

Consultoria online, cursos e o futuro do profissional de organização

Os serviços oferecidos online são considerados tendências do mundo moderno, para além de situações como a pandemia. Com a internet, é possível aprender a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. E os serviços de personal organizer também estão se adaptando a esta tendência.

Eu mesma decidi criar meu curso de organização, justamente para atender a esta demanda crescente. Sempre me perguntavam sobre uma consultoria ou curso online, que oferecesse mais comodidade e flexibilidade.

E isso permitiu que os clientes realizassem o curso no tempo que eles têm disponível, mas sem abrir mão da essência do serviço presencial. Além disso, consigo alcançar e ajudar minhas alunas ao redor do mundo, estando próximas da sua jornada, mesmo a milhares quilômetros de distância.

O que eu percebo é que por meio dos cursos e consultorias online, consigo passar ensinamentos profundos e ferramentas práticas, auxiliando todas as minhas clientes e alunas a evoluírem em sua jornada. Dessa forma, elas conquistarão seu objetivo de uma casa muito mais leve e funcional!

E, assim como eu, diversos profissionais de organização estão oferecendo consultorias e cursos a distância. Além da flexibilidade, outro aspecto positivo dessa modalidade é que eles são mais acessíveis financeiramente do que o serviço presencial.

E então, o que achou de aprender sobre o que faz um personal organizer? Se você se interessou por esse assunto e quer saber mais sobre o meu curso ou as particularidades da profissão em si, acompanhe meu blog e redes sociais.

Assim, você terá acesso a muitos outros conteúdos que vão te ajudar a transformar sua casa para deixá-la mais prática e funcional!