Dicas de personal organizer - Organizar Transforma

Dicas de personal organizer para você organizar como um profissional

Quando ficamos mais tempo em casa é que nos atentamos a detalhes que passavam despercebidos, não é mesmo? Por isso, as dicas de personal organizer são muito úteis para quem busca organizar toda a casa como um verdadeiro profissional.

A boa notícia é que com mudanças simples você já percebe uma super diferença na agilidade e praticidade do dia a dia. Ou seja, os esforços que você vai precisar fazer vão valer a pena e vão resultar em mais espaço e leveza para o seu lar.

Então, vem comigo conhecer 6 das principais dicas para ter sua casa organizada como só um profissional de organização poderia fazer!

Dicas de personal organizer nº 1 – Seja o porteiro da sua casa

Se eu pudesse te contar apenas uma dica de personal organizer, essa dica seria “preste muita atenção ao que você leva para a sua casa”. É muito comum que as pessoas comprem itens de que não precisa, ou comprem por impulso e até repetidos: mas é nesse momento que o acúmulo começa.

Então, a fim de evitar essa situação, sempre pare e pense se aquele objeto é realmente importante. Esse simples exercício já será capaz de evitar que você guarde em casa mais do que poderia e acabe comprometendo seus espaços.

Dicas de personal organizer nº 2 – Abra caminho praticando o consumo e o descarte conscientes

O desapego de itens que não usa mais e o descarte daquilo que não poderá ser aproveitado é o primeiro passo para uma organização mais eficaz. Mas não vale apenas descartar, é preciso fazer isso com consciência e sabedoria.

De acordo com um estudo da Global E-Waste Monitor, o Brasil é líder na produção de lixo eletrônico na América Latina. Todos os anos, 1,5 tonelada de resíduo computacional é descartada no País e não necessariamente de forma adequada.

Além do lixo eletrônico, há também gasto excessivo e desnecessário de alimentos e outras categorias. Esse desperdício poderia ser evitado por meio do consumo consciente.

De forma simplificada, o consumo consciente tem a ver com a aquisição somente daquilo que você realmente precisa e que vai usar. Além disso, também é preciso demonstrar cuidado ao descartar. Uma dessas práticas é a realização da coleta seletiva. Esse simples ato vale para ajudar o meio ambiente e evitar a contaminação por meio de metais pesados e outros elementos prejudiciais à saúde.

Dicas de personal organizer nº 3 – Saiba qual é o seu objetivo

Listar quais são seus objetivos vai te ajudar a se manter focado na organização. Seja ter mais tempo para dar atenção aos filhos, seja para estudar ou para evitar brigas desnecessárias, a organização oferece diversos benefícios.

Assim, contar com uma lista escrita dos principais vai te fazer visualizar as melhorias na prática e te ajudar a alcançar o propósito do esforço na organização.

Leita também: O que faz um personal organizer

Dicas de personal organizer nº 4 – Não se apresse

Ao decidir iniciar o processo de organização da casa, é muito comum que as pessoas comecem por cômodos.

Assim, por exemplo, para deixar o quarto todo em ordem, elas esvaziam os armários, as prateleiras de livros, as caixas de brinquedos e os baús com fotos e outras lembranças.

Mas saiba que essa não é a melhor forma de investir na ordem da casa! Então, lá vai mais uma das importantes dicas de personal organizer: trace um plano para organizar tudo por categorias.

Portanto, se você vai arrumar o quarto, comece pelas roupas. Todas as roupas, as que estão nos armários, as que estão em gavetas, aquelas que serão lavadas, passadas e doadas.

Assim, é importante que você reúna os itens para que visualize, desapegue e organize mais detalhadamente e com total certeza das suas decisões.

Dicas de personal organizer nº 5 – Cuidado para concluir o que você começou

Outra desvantagem da organização por cômodo é que, frequentemente, não terminamos o que começamos.

Você tira tudo dos armários e prateleiras e depois se apavora com a quantidade de bagunça, não é? Resultado: depois de meia hora de arrumação, você se cansa e guarda tudo como for possível, sem realmente organizar. E com isso a bagunça só piora!

Assim, vale ter em mente que a organização é um processo e, como tal, é preciso que tenha começo, meio e fim.

Por isso, separe as roupas, depois os livros e assim por diante. Não é aconselhável que você faça tudo em um dia só, porque será muito mais cansativo e, dificilmente, você conseguirá terminar o que começou.

Dica de personal organizer nº 6 – Tire fotos

Antes de começar o processo de organização de determinada categoria, tire fotos. Vale criar uma galeria para que, ao final da execução, você compare o antes e depois e conclua que valeu a pena. Com esse material, você se sentirá mais motivado a seguir adiante e aplicar o processo em todas as categorias de sua casa!

O que você achou dessas dicas? Acompanhe meu site e redes sociais para mais conteúdos como esse e outras ideias sobre o incrível mundo da organização pessoal!