Como organizar sapatos - Organizar Transforma

Como organizar sapatos

Você é daquelas pessoas que amam sapatos? Em geral, muitas mulheres gostam de comprar pares novos vários filmes e séries mostram essa paixão feminina. Mas já parou para pensar que ao levar os novos pares para casa tudo muda no seu armário? Por isso, saber como organizar sapatos, a fim de incorporar cada item de forma prática e para que se mantenham bem conservados vai facilitar sua vida.

Mas além de falarmos sobre a organização em si, proponho uma rápida reflexão sobre as razões que levam tantas pessoas a terem uma compulsão por comprar sapatos, além de apego e a equação armazenamento x itens que você tem em casa.

Por isso, elaborei o post de hoje. Nele, você vai conhecer não só a melhor forma de manter seus sapatos em ordem, mas também um pouco mais sobre consumo consciente.

Em textos anteriores, já te contei um pouco sobre a importância do desapego. Igualmente importante é se policiar ao decidir comprar itens novos, especialmente, aqueles que não são tão urgentes. E quando o assunto são os sapatos, é ainda mais interessante retomar essas considerações.

Então, te convido a vir comigo em uma jornada rumo a prateleiras de sapatos mais organizadas e coerentes que vão facilitar sua vida! Preparada?

Por que compramos tantos sapatos?

Eles são itens importantes para a composição do look. Há até mesmo aquelas pessoas que julgam as outras pela escolha dos sapatos. Elas alegam que a cor, o estilo, o salto (ou a falta dele) demonstram grande parte da personalidade de quem está usando.

Por causa desse medo de errar na escolha, há quem se renda a uma vasta coleção. A socialite Kim Kardashian, talvez, seja a principal lembrança de uma pessoa apaixonada por calçados. Ela já revelou sua coleção de mais de 100 pares!

Dentre os principais motivos apresentados por especialistas por essa predileção na compra por sapatos estão:

– A moda e a influência de personalidades e celebridades;

– Os sapatos independem de peso e altura: uma mulher de baixa estatura, por exemplo, pode usar os mesmos sapatos de uma alta. Por este motivo, consideramos os sapatos como acessórios muito democráticos;

– Há quem acredite que escolher sapatos seja uma atividade terapêutica.

Principais problemas do acúmulo excessivo de calçados

Assim como acontece com outros itens, o fato de você ter pares em excesso pode ser um problema sério para a organização da sua casa. Especialmente se você tem muitos itens que não usa, uma vez que eles estão apenas ocupando espaço.

Além disso, o fato de ter muitos elementos acumulados impede que você visualize o que realmente usa e o que precisa adquirir. Dessa forma, você pode ter a impressão de que tem muita coisa, mas, no fundo, usa sempre os mesmos pares.

Para evitar estas situações descritas acima, é importante saber como organizar sapatos e colocar a mão na massa. Vem comigo que eu te conto tudo!

Passo a passo de como organizar sapatos

Agora que você conferiu algumas das razões que causam o acúmulo de pares, vem conhecer o passo a passo de como organizar sapatos adequadamente.

Passo 1: Visualizar

O primeiro passo tem a ver com a visualização de todos os seus sapatos, sapatilhas, sandálias, tênis, chinelos. Assim como organizar o guarda-roupa, a organização dos seus sapatos é mais fácil com a visualização de todos os itens.

Por isso, se você tiver muitos calçados, vale separar um dia apenas para organizá-los. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição.

Com todos os itens diante de você, ficará mais fácil decidir o que você quer manter na sua casa e o que não faz mais sentido para você. E este é, justamente, o próximo passo.

Passo 2: Fazer a triagem

Esse passo é, talvez, o mais pessoal de todos. Afinal, você tomará a decisão de manter, descartar e doar. Para isso, olhe com carinho cada um dos pares de sapatos diante de você.

Pense nas combinações de roupas, no que já viveu com eles… E então, se concluir que eles ainda são importantes para você, deixe-os na pilha do que será mantido. Se não for o caso, doe. E se estiverem muito sujos, antigos ou danificados, descarte. E, claro, procure realizar sempre o descarte consciente!

Passo 3: Limpar e armazenar

Antes de armazenar seus pares de sapato, aproveite para limpá-los. Invista um tempinho para hidratar os que forem de couro, passar pano para remover sujeiras de cada um e até escovar, se necessário.

Depois, você precisa levar em consideração o espaço em que vai guardar seus pares. O ideal é que você mantenha os sapatos da mesma categoria sempre próximos. Assim, se você está guardando tênis, por exemplo, guarde todos os tênis juntos (sempre com os cadarços para dentro). Se está armazenando sapatos formais, de trabalho, guarde todos juntos.

Isso significa que você pode guardá-los um ao lado do outro ou, se precisar usar algum espaço no fundo, opte por colocar um pé de cada já na frente. Assim, você saberá o que está atrás e poderá acessar com mais facilidade.

Já no caso de sapatilhas e chinelos, por exemplo, vale ressaltar que eles podem ser armazenados em pé. Assim, você vai economizar espaço e ter rápido acesso a cada par.

No caso de botas, tudo tem a ver com a estrutura. Se o cano for macio e dobrável, você pode guardar a bota dobrada. Já se os pares forem de cano longo e rígido, vale a pena investir em um enchimento que vá manter a integridade do calçado.

O que evitar ao organizar os sapatos

Agora que você sabe mais sobre como organizar sapatos de forma eficaz, vale saber o que você não deve fazer. Algumas atitudes simples podem reduzir a vida útil de seus calçados ou até mesmo representar riscos à saúde dos seus pés. Por isso:

Evite deixar seus calçados em caixas

As caixas, especialmente as fechadas, atrapalham a visualização, ocupam ainda mais espaço e o pior de tudo: podem estragar seus sapatos. Se precisar colocar em caixas, faça furos para que eles possam “respirar”.  Dessa forma, prefira armazenar seus pares em prateleiras ou organizadores, que irão priorizar a visualização de vários pares ao mesmo tempo.

Não guarde os sapatos molhados

Guardar os calçados ainda úmidos pode ser prejudicial pelos mesmos motivos apresentados acima. Os pares precisam pegar um pouco de ar antes de serem guardados. E armazená-los sujos pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias que causam mau cheiro ou até problemas de pele, como alergias e frieiras.

Não guarde os sapatos muito sujos

Imagina que desagradável, querer usar um par de sapatos específico e, ao pegá-lo no armário, descobrir que ele está imundo. Para evitar a correria de limpá-lo antes de usar, é melhor se precaver: basta limpar antes de guardar e garantir que o par esteja perfeito quando for usar.

Não tenha mais do que seu espaço comporta

Por fim, vale ressaltar que para ter um espaço funcional, não basta saber como organizar sapatos. É importante, também, não ter mais itens do que o espaço comporta. Ultrapassar o limite do armazenamento acaba fazendo com que a bagunça volte em pouco tempo.

Por outro lado, manter apenas o essencial em sua casa vai permitir que você guarde cada item no seu lugar de forma prática, sempre com facilidade no acesso e armazenamento.

O que achou das dicas de como organizar sapatos de maneira rápida e prática? Conta aqui pra gente nos comentários!

E se você quer ficar por dentro dos segredos de personal organizer para ter uma casa mais funcional e organizada, acompanhe meu blog e redes sociais!