Como organizar os brinquedos das crianças

Como nós estamos no mês das crianças, decidi preparar um conteúdo especial para você que é mãe, pai, avó ou tem alguma criança em casa: como organizar os temidos brinquedos!

Antes de falar sobre a organização em si, do espaço de armazenamento, tem um passo inicial que é muito importante: olhar os brinquedos e ver o que funciona e o que não funciona mais. E como a gente faz isso? Colocando todos os brinquedos à vista.

Recolha todos os brinquedos que estiverem pela casa, – livros, brinquedos da sala, de banho, tudo, tudo mesmo – escolha um espaço aberto, com boa visualização, e coloque tudo ali. Isso é necessário porque você precisa saber o que o seu filho tem: a quantidade, o que está em bom estado e o que não está, o que quebrou, o que ele já não brinca mais, o que não está mais adequado para a idade dele.

Quando você visualiza todos de uma vez, você consegue fazer essa triagem. Separe o que vai pro lixo e descarte de forma consciente. O que estiver em bom estado, mas não for mais utilizado, doe! Tem tanta criança querendo e precisando de um brinquedo… 

Por último, você deve agrupar tudo o que sobrou dessa triagem e, aí sim, você vai guardar nos espaços específicos para cada brinquedo. Para fazer isso tem duas coisas que você deve observar: a idade do seu filho e qual a autonomia que ele tem para pegar esses brinquedos. É muito importante que o acesso fique fácil pra ele, pois assim ele poderá pegar e guardar.

Outro ponto que deve ser avaliado é: quais espaços você tem na sua casa que atendem a estas necessidades, que permita que os brinquedos fiquem bem armazenados e que facilite o acesso do seu filho? Lembrando que não existe certo ou errado. Tudo depende do espaço que você tem disponível. É importante saber que tipo de brinquedo que o seu filho mais tem, pra ajudar a definir quais serão esses espaços.

Por exemplo: bichinhos de pelúcia e bonecas muito grandes ficam melhor armazenados em baús e caixas maiores. Em prateleiras não dá certo pois o espaço é pequeno e há o risco de ficar tudo entulhado, gerando poluição visual, juntando muito pó e, no fim das contas, seu filho nem vai conseguir brincar com eles. Já para os brinquedos pequenos, a sugestão é usar caixas menores para evitar que eles se percam. Imagina colocar uma peça de Lego ou aquelas bonequinhas Polly dentro de um baú? Você nunca mais acha! Você pode utilizar as caixas dos próprios brinquedos, dos sapatos das crianças ou nessas caixas que vendem em lojas de organização.

Dependendo da idade do seu filho, você pode etiquetar as caixas ou colar uma foto do brinquedo que está dentro delas para facilitar na hora de brincar. Vou dar o exemplo da minha casa: meus filhos ainda não sabem ler, mas eu etiquetei as caixas mesmo assim para que todos saibam onde vai cada tipo de brinquedo. 

Algumas dicas úteis para guardar os brinquedos

Quando você tira as peças de algum jogo da embalagem original, é fundamental que você mantenha todas as partes juntas em outro lugar. Mais um exemplo de casa: eu tirei uma pista de treino de montar da caixa original porque ela estava muito velha – e isso estava me incomodando – e guardei num desses saquinhos de ziplock, que são muito funcionais e úteis para guardar qualquer tipo de brinquedo, pois mantém as peças todas juntas, sem precisar ficar procurando pela casa.

Se você tem um espaço com prateleiras e gavetas, é ideal que você armazene todas essas caixas de brinquedo ali, empilhadas ou lado a lado. Se você tiver espaço dentro de um armário, também dá para arrumar do mesmo jeito, de uma forma que a criança consiga pegar e guardar o brinquedo.

Outros dois tipos específicos de brinquedos que merecem atenção

– os livrinhos infantis: vale a pena montar uma estantezinha de leitura, pois facilita pegar e guardar e também estimula a leitura. É legal que esses livros não fiquem escondidos, então mesmo que você não tenha uma estante, tente colocá-los numa prateleira em que eles fiquem lado a lado, em pé, para que a criança consiga visualizar, pegar e devolver.

– os brinquedos de banho: deixe esses brinquedos perto de onde eles tomam banho e invista num organizador que seja específico para banho, pois assim ele não deixa acumular água e não deixa seu banheiro lotado de brinquedos.

E aí, que tal aproveitar todas essas dicas para colocar ordem nos brinquedos? E não esquece de chamar a criançada que a participação deles é fundamental!