Como organizar maquiagem - Organizar Transforma

Como organizar maquiagem de forma rápida e fácil

As apaixonadas por make sofrem com o dilema de como organizar maquiagem e, ao mesmo tempo, arranjar um jeito de tê-las sempre à mão. Ou seja, é preciso criar um endereço para cada item da make, mas de uma forma prática e rápida para a hora em que você for usá-los de fato.

Assim, a melhor maneira para alcançar o melhor resultado é pensar estrategicamente, já que as táticas de arrumação para esse caso vão ser definidas de acordo com seus hábitos e quantidade de itens. Mas, mesmo assim, existem formas mais gerais que já poderão te ajudar a organizar sua make.

Vale lembrar que as principais regrinhas de como organizar maquiagem com sucesso têm a ver com algumas características desses produtos e utensílios. Mas com as dicas que eu te passo a seguir, vai ficar muito mais fácil estar sempre com o look impecável sem precisar bagunçar prateleiras, gavetas e necessaires.

Então, prepare-se e vem comigo descobrir como organizar maquiagem de forma eficaz e inteligente!

Por que organizar maquiagem?

Há diversos motivos pelos quais você deve se preocupar com a organização dos seus itens de maquiagem, afinal, a organização dos produtos vai influenciar completamente a dinâmica do uso.

Mas o principal motivo para investir nessa organização tem a ver com a sua saúde. Como os produtos de maquiagem têm prazo de validade, esquecer deles na gaveta ou no fundo do armário pode ser perigoso, se você voltar a usá-los.

Dessa forma, ter todos os seus produtos de uma forma organizada e que possibilite que você saiba o que tem, vai evitar o desperdício e o uso inadequado deles.

Além disso, a simples atitude de organizar seus produtos e utensílios vai te fazer economizar muito tempo na rotina da hora de se arrumar. Outro benefício em organizar sua maquiagem da maneira correta tem a ver com otimização do espaço.

Assim, mesmo que sua casa (ou só o quarto ou o banheiro) tenha o espaço reduzido, será muito mais fácil saber onde cada item está, o que vai permitir que você o localize rapidamente. Viu? São diversas vantagens para que você organize sua make.

Então, mãos à obra! Tenho certeza de que o tempo gasto com esta arrumação vai representar um ótimo investimento a médio e longo prazo!

O que fazer antes de arrumar a maquiagem?

Antes mesmo de começar a organizar sua make, é importante que você visualize tudo o que tem de produtos e utensílios. Por isso, entenda a maquiagem como uma categoria grande e específica.

Aproveite para incluir os pincéis e até separar um tempo para fazer a limpeza deles. Pincéis limpos garantem mais saúde para a sua pele e um acabamento mais caprichado na maquiagem.

Então, concentre todos os itens desta categoria para um lugar só e comece a sua triagem. Essa visualização é importante para que você realize o passo a passo de como organizar maquiagem de uma forma mais simples e efetiva.

Assim, sua arrumação vai fazer muito mais sentido para você e durar muito mais!

O passo a passo de como organizar maquiagem

Agora que você já tem todos os itens relacionados à maquiagem em apenas um lugar, vamos ao passo a passo de como organizar maquiagem.

Passo 1: A triagem

Esse passo, que é o processo de separação dos produtos, é o primeiro após a concentração de todos os itens em um só lugar.

Assim, você vai visualizar todos os primers, as bases, os estojos de pó compacto, as paletas de sombra, os batons, os blushs, os delineadores para olhos, as máscaras de cílios, os demaquilantes, os pincéis e o que mais você tiver.

Não tenha medo de fazer bagunça mesmo, porque para organizar efetivamente você precisa desta etapa.

Então, com todos os itens ali, na sua frente, você vai separar aqueles produtos muito antigos, quebrados e que não servem mais nem para você nem para doar. Depois, você vai separar aqueles que você não quer mais, mas que podem servir para outra pessoa. Não tenha medo do desapego!

Passo 2: O descarte e a doação

Aqui, é importante o bom senso. O que estiver com a aparência ou o cheiro ruim, descarte. E lembre-se de fazer o descarte consciente. Muitas marcas recolhem os produtos e embalagens. Se for preciso jogar fora, não jogue na água corrente, pia ou vaso sanitário; opte por descartar em um lixo comum. Após este passo, você vai pensar no que você quer manter, ou seja, no que é útil para você e/ou te faz feliz. Se uma cor de batom ou sombra, por exemplo, não cai bem em você, desapegue.

Talvez aquela mesma cor seja perfeita para que você doe a uma amiga ou para que você anuncie em algum site de venda de produtos usados.

Passo 3: O armazenamento

Ok, então você já separou o que precisou ser descartado e o que vai seguir viagem, ou seja, aqueles elementos que vão fazer parte da vida de outra pessoa. Agora, é hora de armazenar o que fica com você. E aqui também tem dicas importantes!

1. Guarde os itens sempre pensando no que você usa com mais frequência

Então você usa mais máscaras de cílios do que batons, certo? Ou abre mão da base, mas ama um hidratante facial. Nesse caso, faz muito mais sentido deixar as máscaras de cílios e os hidratantes naquela prateleira mais acessível, concorda?

Por isso, a lógica sempre será esta: arrume os objetos de acordo com o uso. O que você usa com mais frequência deve estar mais perto de você, ou seja, você precisa alcançá-lo com menos esforço no dia a dia.

Além disso, pense se você prefere se maquiar no espelho do quarto ou do banheiro. Essa resposta também vai te dar uma pista de onde você pode guardar os itens que você mais usa.

Agrupe os produtos de funções semelhantes

Alguns produtos de maquiagem, como batons, sombras e máscaras, por exemplo costumam ter embalagens pequenas. Assim, eles costumam desaparecer bem na hora em que queremos usar. Para evitar esse problema, a organização em caixinhas ou divisórias é bem útil.

Dessa forma, você sempre terá todos os itens de boca em um só lugar e todos os itens de olhos, por exemplo, concentrados em outro lugar apropriado.

Se você conta com um espaço reduzido e não tem como guardar a maquiagem no mesmo cômodo onde costuma fazer sua maquiagem, as caixinhas também vão te auxiliar.

É só deslocar a caixinha, usar os produtos, guardá-los de novo na mesma caixa e armazenar a caixinha em seu lugar específico. Bem mais fácil do que ficar procurando, não é mesmo?

Gavetas x prateleiras

Há quem prefira gavetas às prateleiras. Não existe resposta certa, desde que você saiba como armazenar em cada uma delas. As gavetas, por serem espaços mais abertos, são mais difíceis de organizar sem as divisórias. Como alguns produtos são pequenos, eles podem se deslocar com o movimento de abrir e fechar as gavetas.

Por outro lado, para armazenar em prateleiras, você precisará de organizadores. Imagina só colocar vários batons em pé diretamente na prateleira. A possibilidade de cair tudo e desmanchar sua organização é bem grande.

Então, para este caso específico de como organizar maquiagem, os organizadores são aliados poderosos!

Viu como são vários detalhes de como organizar maquiagem de forma efetiva? Pode parecer um processo trabalhoso, mas certamente ele vai deixar sua casa mais organizada e seus itens de maquiagem prontos para o uso com mais funcionalidade e praticidade.

E se você quer ficar por dentro de outras dicas como essas, é só acompanhar meu blog e redes sociais!