Como organizar livros - Organizar Transforma

Como organizar livros

Você é daquelas pessoas que amam livros e tem pilhas deles em casa? Ou tem poucos, mas, mesmo assim, não consegue mantê-los no lugar? Então, agora é a hora de descobrir como organizar livros de uma forma prática e definitiva!

Tão importante quanto escolher o que ler é saber a forma ideal de organização para o seu caso. Muitas pessoas acumulam livros porque amam diversos assuntos, ou porque ganham muitos de presentes e acabam tendo um estoque em casa. Essa mania de acumular livros mesmo sabendo que não serão lidos tão cedo tem até nome na cultura japonesa: tsundoku.

Por outro lado, há aquelas pessoas que nem gostam tanto assim de livros, mas acham bibliotecas muito bonitas e decorativas. E há aquelas pessoas que têm apenas a quantidade necessária para entretenimento ou estudo.

Seja qual for o seu caso, prezar pela organização é a melhor forma de acessar e conservar seus livros. Então eu te convido a vir comigo descobrir a lógica de como organizar livros da maneira mais adequada para você!

Passo a passo antes de saber como organizar livros

Se você tem muitos livros em casa, saiba que a tarefa de organizá-los pode levar bastante tempo. Por isso, vale a pena lembrar de separar algumas horas para finalizar tudo no seu tempo.

Assim, começar esse processo com pressa ou tendo poucos minutos disponíveis pode prejudicar seu resultado final e até piorar a bagunça. Tendo isso em mente, vem saber como organizar livros na prática!

Visualize todos os livros

Visualizar todos os seus livros é o primeiro passo para organizá-los. Então, reúna todos eles, independentemente do tipo ou assunto, em um espaço amplo. Com todos ali, diante de você, é hora de escolher aqueles que permanecem na sua casa e separar os que devem seguir adiante.

Faça a triagem

Os livros que ficam na sua casa são aqueles dos quais você gosta muito, ou que sabe que irá ler (ou reler!) em breve. Por isso, nessa hora vale a pena ser sincera consigo mesma: se você sabe que não irá ler algum e nem vai precisar dele tão cedo, não faz sentido guardá-lo. Aproveite para praticar o desapego!

Você pode doá-los, trocá-los ou vendê-los em sites que compram e vendem livros. Ah, vale lembrar que, nesse ponto da organização é tentador abrir alguma obra e começar a ler ali mesmo. Mas não faça isso! Além de atrasar seu processo, você pode desistir de continuar e guardar tudo como puder, o que vai comprometer seu resultado final.

Depois de ter decidido o que vai ficar, o que vai ser doado e o que precisa ser descartado, você vai organizar o que fica. Então, vem comigo que eu te conto como organizar livros na sua casa!

5 maneiras de organizar livros

Antes de te contar como organizar livros, é fundamental que você entenda que não há sistema certo ou errado. A decisão de como organizar é sua e terá a ver com seus objetivos e com os seus hábitos.

Por isso, se você tem livros sobre muitos assuntos diversos terá uma organização diferente de quem tem poucos livros sobre um mesmo assunto.

Com isso em mente, eu te apresento 5 formas estratégicas e as melhores dicas de personal organizer para ter seus livros organizados e sempre acessíveis!

1 – Como organizar livros por tamanho

Uma das formas mais populares na organização de livros é considerar seu tamanho. Dessa forma, você dispõe os livros mais altos e maiores nas pontas e os menores no meio.

O resultado é um visual de onda que é muito agradável aos olhos e que vai oferecer a sensação de equilíbrio na estante ou prateleira.

2 – Organização de livros por tipo e cor de capa

Nessa opção de organização, o truque é separar os livros de capa comum dos de capa dura. Se você for uma pessoa visual, essa é uma boa opção para o seu caso. Assim como a organização por cor também pode ser uma excelente alternativa.

Se você der uma olhada no Instagram ou no Pinterest, você vai encontrar diversas inspirações de organização de livros por cor: tons em degradê, tons pastéis, paleta de cores arco-íris e diversas outras possibilidades, sempre priorizando a cor da lombada.

Minha dica aqui, entretanto, é não focar apenas nessa organização por questões de beleza. Encontre o equilíbrio entre o visualmente agradável e a facilidade no acesso. Afinal, não adianta nada ter uma estante linda, se você não consegue encontrar o que procura, certo?

3 – A organização alfabética

Se você sempre lembra do nome dos seus livros, sem dúvidas, essa é uma excelente opção para você. Organizar os livros por nome também é uma boa alternativa para quem tem um acervo numeroso em casa e sempre procura alguma obra, seja para ler ou para emprestar. E com a organização por nome, você sempre vai saber exatamente onde cada livro está!

4 – Organização de livros por autor

Se você é fã de autores específicos e têm muitos livros de um conjunto de autores, vale organizar por eles.

E depois de separar os livros por autoria, você pode combinar com a organização alfabética, por exemplo. Assim, você terá uma biblioteca ainda mais ordenada na sua casa!

5 – Organização de livros por gênero ou assunto

Com a organização por gênero, você vai separar cada tipo de livro de acordo com o seu tema predominante e/ou roteiro. Os livros de ficção estarão em uma seção, as biografias, em outra, os de autoajuda em outras e assim por diante.

Essa opção é perfeita para quem pretende separar os livros: por exemplo, se você quiser deixar os livros de receita na cozinha, os de romance na cabeceira e as biografias na estante.

Além disso, essa alternativa de organização é adequada para quem lembra os assuntos de cada obra. Então, se você dificilmente lembra o tema do livro, opte pela organização por nome do autor ou do próprio livro, a fim de facilitar seu acesso!

Livros organizados e autoconhecimento

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.” Se você concorda com a frase de Jorge Luis Borges, vai saber o prazer de ter todos os seus livros organizados, diante de você.

Depois de desapegar dos livros que estavam ocupando espaço, sem que representassem algo relevante para quem você é hoje, você vai ter uma espécie de biblioteca pessoal muito mais interessante e reveladora. Isso mesmo: os livros que restaram ali vão dizer muito a seu respeito, vão dizer muito sobre quais são seus interesses atuais. É por isso que este processo é tão rico e tão prazeroso!

Por fim, uma dica extra: algumas pessoas gostam de armazenar livros deitados: minha dica para elas é que não criem pilhas tão grandes, a fim de facilitar o acesso às obras que estão na parte mais baixa da pilha. E essas opções podem ser interessantes se você for usar os livros empilhados como aparadores dos que estão em pé na prateleira, inclusive!

Então, agora que você conhece mais sobre as etapas de como organizar livros e as formas mais eficazes para isso, me conta aqui nos comentários qual a sua preferida! Eu vou adorar saber que você aproveitou as dicas e que vai colocar em prática para ter uma casa organizada e os hábitos de leitura renovados.