Como organizar armário de cozinha - Organizar Transforma

Como organizar armário de cozinha

A grande quantidade de itens na cozinha e a falta de espaço para armazená-los é o que torna sua organização mais complicada. Por este motivo, é comum que a bagunça se instaure no ambiente. Saber, então, como organizar armário de cozinha vai transformar o dia a dia de quem frequenta este cômodo tão amado da casa.

Mas, antes de prosseguirmos, quero te propor uma reflexão. Tente pensar na cozinha da sua casa, sem olhar para ela: aposto que, de cara, você vai lembrar dos eletrodomésticos que tem, nos copos, pratos, panelas, potes, talheres e no que está dentro da despensa e geladeira.

Por isso te pergunto: como temos nessa “lista mental” muitos itens diferentes, não é fundamental que eles sejam organizados de uma forma prática e intuitiva? E que é desafiador criar esse “endereço” certo para cada um deles, especialmente nos armários de cozinha?

Mas não precisa ficar preocupada, achando que não vai dar conta! Com preciosas dicas de personal organizer, será possível criar uma organização prática e duradoura para a sua cozinha. Depois, é só se preparar para aplicar cada dica na sua casa e se surpreender com a praticidade!

Benefícios de uma cozinha organizada

Saber como organizar uma cozinha corretamente vai permitir que essa organização dure muito mais. Por isso, vale conhecer não apenas o passo a passo para isso, mas o que está por trás da lógica da organização.

E os benefícios dessa decisão vão muito além da beleza do ambiente. Com uma cozinha organizada, você:

  • ganha muito mais tempo livre, já que tarefas como preparar alimentos e lavar e guardar a louça poderão ser realizadas na metade do tempo;
  • encontra tudo com mais facilidade, o que oferece mais praticidade no seu dia a dia;
  • tem muito menos estresse, ao decidir preparar os alimentos, já que saberá o que preparar, onde pegar os ingredientes e utensílios;
  • evita o desperdício, pois você saberá o que já está em uso e o que precisa ser levado para casa;
  • economiza, uma vez que não comprará mais do que precisa, pois poderá visualizar melhor o que tem em casa;
  • tem mais saúde para você e para a sua família, uma vez que conhecerá a validade dos alimentos e a forma correta de armazená-los.

Viu como vale a pena investir um tempo para conhecer dicas de como organizar armário de cozinha?

5 atitudes que podem dificultar a organização da sua cozinha

Antes de começarmos a falar sobre como organizar armário de cozinha, vale mencionar o que você pode estar fazendo de errado na sua cozinha.

E a primeira dica não poderia ser outra!

1. Não conseguir visualizar o que tem

Quando você não consegue visualizar cada item com folga, significa que você pode esquecer que o tem em casa. Com isso, você não usa todas as coisas que tem, o que significa desperdício.

Assim, se for um alimento, ele pode perder a validade e, claro, isso representa um gasto financeiro desnecessário. E se for um utensílio, você tem algo em casa que não está sendo utilizado.

Dessa forma, a falta de visualização apropriada dos elementos (tanto ingredientes, quanto utensílios), pode nos levar ao segundo ponto dessa lista.

2. Comprar mais do que precisa

Esta é a principal consequência da falta de visualização. Quando você não visualiza o que tem com facilidade, as chances de você esquecer do que tem aumentam, e podem te levar às compras em duplicidade.

E isso além de representar o gasto desnecessário, ainda leva ao acúmulo. E, claro, o acúmulo gera desorganização. Afinal, se você tem mais do que precisa, você está desperdiçando espaço em sua casa, certo?

3. Guardar os utensílios equivocadamente

Se você guarda de acordo com o material e não com o tipo de utensílio, pode estar dificultando sua organização. O ideal é guardar por categoria; por exemplo: Jarros devem ser guardados sempre juntos, assim como copos, pratos, panelas. Não importa se são de metal, vidro ou acrílico.

Com esse passo simples, sua organização será mais definitiva e você poderá encontrar tudo com mais facilidade depois.

4. Armazenar os alimentos no lugar errado

Conhecer o que é de geladeira e o que deve ser guardado na despensa é fundamental, quando falamos de organização de cozinha.

Então, certamente, vale a pena dar uma olhada nas dicas de como organizar a geladeira. Assim, você vai estar preparada para ter a cozinha prática e funcional como sempre quis.

5. Não dedicar tempo para cada “seção” apropriadamente

Vamos imaginar que você decida organizar sua cozinha. Então, você resolve, em um dia, tirar as coisas da geladeira, limpar a geladeira, tirar tudo das prateleiras, da despensa, das vasilhas… Impossível, não é?

Por isso, vale a pena que você separe por pedacinhos. Em um dia, você limpa e arruma a geladeira. Em outro dia, você limpa e arruma as prateleiras. Dessa forma, você se programa para cada etapa de uma forma mais segura e estratégica. E vale lembrar, também, de sempre de olhar os itens por categoria e não por seção! 😉

Dessa forma, você vai ter a certeza de ter sido minuciosa e deixado cada parte 100% organizada. É com isso em mente que, hoje, vamos focar nas dicas de como organizar armário de cozinha. Vem comigo descobrir dicas preciosas!

Passo a passo de como organizar armário de cozinha

São cinco passos de como organizar armário de cozinha de forma eficaz e duradoura. Assim, prepare seu dia para realizar cada passo no seu tempo e do seu jeito, ok? Vamos lá!

1. Visualização dos itens

Para visualizar os itens com facilidade, é preciso esvaziar seu (ou seus) armário(s). Assim, retire os utensílios, eletrodomésticos e alimentos.

Dessa forma, com tudo ali, diante de você, será mais fácil saber o que precisa ser armazenado no mesmo lugar e o que precisa ser movido para outros locais.

2. Triagem

O próximo passo é a triagem de elementos. Esta etapa é fundamental para que você imagine onde guardará cada objeto. Pratos em um lugar, copos em outros, panelas em outro.

Por isso, como falei acima, não leve em consideração o tipo de material. Saiba, exatamente, onde cada tipo de item está.

Por exemplo, os copos podem ser armazenados nas prateleiras dentro do armário, ao lado dos pratos. Os alimentos não-perecíveis (como bolachas, biscoitos e os lacrados, como farinha, açúcar, etc) podem ser armazenados na despensa, sempre de forma a facilitar a visualização.

3. Limpeza

Agora que você retirou tudo do(s) armário(s), aproveite para limpá-lo. Se for preciso, use uma esponja com água ou um paninho umedecido. Leve em consideração o tipo de material do seu armário, a fim de manter a integridade do material.

Limpe também as vasilhas com os mantimentos e as embalagens dos alimentos. Esse momento também é muito adequado para que você observe a validade de cada item, o que precisa ser usado antes do outro e, claro, o que precisa ser doado ou descartado.

4. Descarte e doação

Além do prazo de validade, que vai determinar o que será descartado, vale observar que os elementos repetidos podem ser doados. Utensílios que você tenha em duplicidade podem servir para outra pessoa.

Aproveite, então, este passo para analisar cada alimento, utensílio e objeto de cozinha ali, diante de você, para decidir o que vai para outra pessoa, o que será mantido e o que será descartado. Lembre-se sempre do descarte consciente!

5. Armazenamento

O último passo é extremamente importante! É hora de colocar tudo de volta a seus devidos lugares. Então, vale lembrar que pratos, copos, potes e jarras ficam bem em prateleiras e, se precisar fazer pilhas muito altas, vale a pena lançar mão de organizadores. Não exagere, entretanto, no uso deles, para não ultrapassar a capacidade do(s) seu(s) armário(s).

Quanto às canecas, você pode usar ganchos para pendurar. Eles são práticos e otimizam os espaços.

Já os utensílios de servir e talheres ficam bem em gavetas com divisórias. Elas mantêm tudo em seus lugares com muita praticidade.

Panelas, travessas e formas podem ser colocados em espaços sob a pia ou gavetões. Já os itens que não são usados com frequência (como eletrodomésticos de uso esporádico, conjuntos de chá e baixelas) podem ficar em espaços menos acessíveis.

O que achou das dicas de como organizar armário de cozinha? Me conta nos comentários como você vai fazer na sua casa e qual a parte que acha que vai dar mais trabalho para você!

Te convido, também, a acompanhar meu blog e redes sociais. Estou sempre compartilhando dicas incríveis de organização pessoal, para deixar sua casa mais funcional e prática! Conto com a sua visita!