Como organizar a geladeira Organizar Transforma

Como organizar a geladeira

Guardar as compras é tarefa árdua para muita gente. Mas é fundamental separar um tempinho a fim de guardar itens de despensa e de geladeira adequadamente. E ao decidir como organizar a geladeira da forma apropriada, você garante muito mais saúde para a sua família e maior aproveitamento dos alimentos.

Mas esse assunto costuma gerar muitas dúvidas, não é mesmo? Afinal, há aqueles alimentos que devem ser armazenados do lado de fora, outros na gaveta, outros na porta.

Há também aquela lista de cuidados que não podem ficar de fora quando o assunto é como organizar a geladeira adequadamente.

Então, para te dar aquela forcinha e te acompanhar nessa tarefa para a qual muita gente torce o nariz, elaborei o post de hoje. Vem comigo se inspirar e saber tudo sobre como organizar a geladeira!

4 motivos para saber como organizar a geladeira com frequência

Se você está procrastinando aquela faxina e não sabe como organizar a geladeira, prepare-se! Quando você descobrir as vantagens e as necessidades que a limpeza e organização oferece, você vai querer começar já!

1. Sua saúde e a saúde de sua família dependem disso

Estudos apontam que uma geladeira sem limpeza pode conter mais de 2 milhões (isso mesmo! Cerca de duas milhões!) de bactérias.

Dentre elas, estão os gêneros Salmonella e Listeria, inclusive. E esses micro-organismos podem contaminar os alimentos e representar, assim, risco para a sua família.

Por isso, é fundamental estabelecer uma periodicidade para a limpeza. O ideal é que, ao  menos uma vez por mês você faça a limpeza completa (o passo a passo eu te conto daqui a pouquinho).

2. Os alimentos podem durar muito mais

Com a organização correta, você vai poder aproveitar muito mais dos nutrientes dos alimentos. Afinal, você vai poder tê-los na temperatura correta para que durem bastante com o propriedades como aroma e textura preservados. É mais saúde e sabor para seus pratos.

3. Você vai encontrar os alimentos com muito mais facilidade

Visualizar tudo o que você tem é super importante, afinal, não tem nada mais chato do que ficar procurando aquele ingrediente que você precisa.

Especialmente naquelas situações, quando a comida já está no fogo e você precisa revirar tudo. O risco de deixar um monte de coisas cair no chão e a comida queimar é grande!

Por isso, aposte em potes transparentes, etiquetas e outras estratégias de organização que facilitem a visualização de tudo o que você tem. É nesse sentido que a melhor organização faz toda a diferença para você. Teste e depois me conta se não fez diferença no seu dia a dia!

4. Você precisa saber o lugar de cada elemento e quais não podem ficar muito próximos

Existem regras para a disposição dos alimentos na geladeira. Alguns estragam se não estiverem refrigerados o suficiente, enquanto outros perdem o sabor quando expostos a temperaturas muito baixas.

E há ainda aqueles que estragam quando armazenados perto de outros. Assim, para evitar surpresas indesejadas, a organização adequada é altamente recomendada.

Leia também: Como organizar uma cozinha e ainda ter tempo de sobra

A temida limpeza da geladeira

Antes de saber como organizar a geladeira, é importante que você saiba como limpá-la. Dessa forma, vale seguir alguns passos:

  1. Esvazie a geladeira e limpe os itens. Você pode fazer isso por seção da geladeira, para não se perder ou esvaziar e limpar tudo de uma vez.
  2. Descarte. É aqui que você confere os prazos de validade e as situações dos alimentos. Assim, aproveite esta etapa para jogar no lixo os legumes e verduras escurecidos ou com odores que indiquem que não estão adequados.
  3. Limpe o interior da geladeira. Essa, talvez, seja a etapa mais difícil para algumas pessoas. Afinal, é preciso remover as prateleiras, as gavetas e as grades. Você pode preparar uma solução de vinagre e água ou água sanitária e água para a limpeza de cada cantinho do seu refrigerador.
  4. Deixar secar e guardar os mantimentos. Depois, você pode remover essa solução com uma esponja ou pano umedecido com sabão neutro ou detergente. Por fim, é necessário que você dê um tempo para que ela seque bem e coloque os itens de volta.

Informações importantes de como organizar a geladeira

A seguir, te conto os melhores lugares da geladeira para diversos tipos de alimento. Vem comigo!

O armazenamento de vegetais: legumes e frutas

Antes de mais nada, vale ressaltar que legumes, frutas e verduras precisam ficar em partes separadas da geladeira.

Por isso, reserve um espaço na parte menos frias para o armazenamento desses vegetais. Além disso, vale lembrar que a parte inferior das geladeiras tradicionais e a parte superior das geladeiras “invertidas” (aquelas que contam com o freezer na parte de baixo) são as menos frias.

Algumas frutas, como banana, abacate, melão, mamão e tomate emitem uma substância chamada de etileno. Essa substância acelera o processo de amadurecimento.

Por isso, apenas armazene esses alimentos perto de outros se quiser, justamente, acelerar esse processo.

A melancia e o melão, quando com casca, podem ser armazenados por semanas dentro da geladeira, bem como pêssegos, banana, ameixas, kiwi e damascos. A não ser que estejam muito maduros e correndo o risco de apodrecerem.

Neste caso, o armazenamento sob refrigeração vai colaborar para prolongar um pouco a “vida útil” desses alimentos.

Tubérculos como a batata, batata doce e inhame podem ser armazenados fora da geladeira, enquanto berinjela, chuchu, cenouras precisam estar sob refrigeração, pois estragam mais rapidamente. O alho, assim como o tomate podem perder o sabor se passarem muito tempo na geladeira. Assim, vale deixar fora, em local fresco e seco.

Ovos e laticínios

As geladeiras têm o compartimento reservado aos ovos na porta, mas saiba aquele não é o melhor lugar para eles. Na porta da geladeira devem estar apenas chás, sucos e outras bebidas, além de potes de molho. Isso porque as portas são mais expostas ao calor, especialmente pela constante abertura.

Dessa forma, o melhor local para armazenar os ovos é no interior da geladeira e na parte mais fria. Assim, você reduzirá as chances de passar passará pela desagradável surpresa de quebrar o ovo e descobrir que ele não estava adequado para o uso.

Assim como os ovos, o leite precisa ser refrigerado na parte mais fria da geladeira, já que estragam com facilidade.

Em relação aos queijos, vale prestar atenção ao seu tipo, já que tudo dependerá da umidade e dureza inerentes à sua composição.

Em termos gerais, ricota, cottage e minas devem ser refrigerados, enquanto tipos como parmesão e provolone podem ser mantidos fora, exceto quando o clima estiver muito quente.

Carnes e outros alimentos

Quanto mais baixa a temperatura, mais difícil será que o desenvolvimento de micro-organismos nas carnes. Por este motivo, é recomendado que elas sejam armazenadas congeladas no freezer. Dessa forma, elas podem durar até 90 dias.

Por isso, é ideal que você coloque etiquetas que informem a data de congelamento, para que não consuma fora desse período.

Alimentos como mel, óleo de soja, canola e azeite e ervas frescas podem ser mantidos fora da geladeira. As geleias devem ser armazenadas na porta da geladeira e fermentos devem ser sempre armazenados em potes dentro da geladeira.

Mas aqui há uma exceção: o fermento biológico seco deve ser armazenado fora da geladeira, sempre de acordo com o prazo de validade.

Agora, você descobriu que tarefas como organizar a geladeira não são assim tão complicadas, não é? Quando a gente entende os motivos pelos quais vale a pena organizar e a lógica por trás dessa organização, fica tudo muito mais simples.

Se você gostou deste conteúdo, te convido a seguir meu blog e redes sociais. Assim, você terá acesso a muitos outros conteúdos como este, para ter sempre uma casa mais prática, organizada e feliz!