Como melhorar a organização em casa após a chegada dos filhos

Como melhorar a organização? É possível?

Se você é mãe já deve estar acostumada com alguma dose de bagunça em casa.

É praticamente impossível ter aquela casa de revista depois da chegada dos filhos, e a constante sensação de frustração, por ter que lidar com toda essa desordem, nos invade.

Mas, o que acontece, que aparentemente organizamos mas a bagunça continua? Será existe alguma forma de melhorarmos essa organização para que dure mais tempo?

A boa notícia é que a resposta é SIM! É possível ter filhos e ter uma casa organizada! E digo mais.. é mais simples do que parece.

Existem inúmeras invenções e métodos para nos ajudar nessa jornada de organização, mas no final das contas, tudo se resume a 3 principais pilares, que quando, bem trabalhados, tem resultados incríveis!

PLANEJAR – a organização deve ser feita de forma pensada, estudada e planejada. Isso fará com que a disposição dos objetos faça sentido aos usuários dando praticidade e eficiência no dia a dia.

FILTRAR – para que a organização seja verdadeiramente eficiente, o ideal é mantermos apenas aquilo que usamos. Os excessos prejudicam muito a visualização do que temos e a manutenção dos espaços. Filtre o que realmente é necessário e o que você gosta de ter em casa.

MANTER – a manutenção precisa ser feita diariamente. Não vou mentir… é como escovar os dentes… não tem muita saída. Você come e consequentemente precisa escovar os dentes. Criar o hábito de devolver as coisas para o lugar é uma das maiores chaves para que a organização seja duradoura.

Alguns pontos importantes que quero deixar aqui para também te orientar nessa jornada são:

Parta do principio que a casa real não é a casa da revista. assim a gente já dá uma boa dosada na expectativa… afinal, nossa casa tem vida, tem crianças circulando e brincando, tem roupa suja, tem comida sendo feita.

Ponto 2 – não confunda bagunça temporária com desordem. Justamente pela nossa casa ser um lar real, onde acontecem inúmeras atividades, durante o dia é inevitável que os objetos circulem pela casa e saiam do lugar. Isso é bagunça temporária. Desordem é quando as coisas não tem lugar definido e você não sabe onde encontrar cada um dos seus pertences.

Ponto 3 – Organização não é arrumação. Muitas vezes juntamos todos os brinquedos em uma caixa e guardamos tudo no armário e nos damos por satisfeitos. Mas isso muitas vezes é só uma manobra para esconder a bagunça. Organizar é dispor de forma inteligente, funcional e prática.

Agora, vamos colocar a mão na massa e organizar de uma vez por todas a nossa casa?