Como a Marie Kondo mudou a minha vida

Se você ainda não conhece a Marie Kondo, ela é consultora de organização, nasceu no Japão e é autora dos best sellers  “A Mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria”. É um dos grandes nomes da organização no mundo e a responsável por mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha. 

O que me chamou a atenção nela? Eu comprei o primeiro livro (A mágica da arrumação) quando resolvi organizar a minha casa. O mais interessante é que a primeira vez que eu li, eu não curti tanto a metodologia, achei um pouco radical, e pensava que como ela morava no Japão só funcionaria lá, e além do mais imaginei que ela não tivesse filhos.

Depois de tentar alguns métodos tradicionais e fazer alguns cursos, eu percebia que a bagunça sempre voltava. Resolvi então reler o livro, pra ver se eu conseguia aplicar o método KonMari ™ da Marie Kondo na minha casa e, incrivelmente, funcionou muito bem. Isso me chamou muito a atenção e me fez refletir sobre o porquê desse método ser tão eficaz, tanto na minha casa como na de muitas pessoas ao redor do mundo. 

Para mim a grande sacada método KonMari ™ foi: nós temos o hábito de organizar de forma mecânica, mas isso não é eficiente e duradouro. Por exemplo, pegamos uma gaveta, tiramos tudo, colocamos de volta e deixamos tudo bonito esteticamente. Não paramos para analisar e confrontar o que a gente guarda na nossa casa.

Mais que uma casa organizada

Com a Marie Kondo, eu passei a ver a organização de uma forma mais profunda, com o objetivo de reavaliar o que temos, entender o sentido de cada coisa, o motivo dela estar ali e o que ela representa na nossa vida. Ao ter esse novo olhar eu compreendi o método KonMari ™ e percebi que de radical não tem nada. Muito pelo contrário, é um método que se adequa a qualquer tipo de pessoa e estilo de vida porque propõe revisar com consciência o que temos e aplicar de forma gradativa na nossa casa, começando pelas coisas mais fáceis até chegar às mais complexas. 

Eu tinha muita dificuldade em desapegar das coisas e com isso eu comecei a acumular. Só quando apliquei o processo da Marie Kondo que eu consegui mudar de verdade a minha mentalidade sobre o que eu deveria guardar e o que deixar ir. 

Eu comecei a questionar se as coisas que eu tinha era porque realmente precisava ou apenas queria ter em casa. Com isso entendi que muitos dos itens que eu guardava era só pela lembrança que eles me traziam e a necessidade de tê-los em casa para ‘não esquecer’. Percebi também que não conseguia desapegar de coisas que alguém querido tinha me dado, mas que eu não usava mais no dia a dia. 

O método KonMari ™ me ajudou a reformular esse formato de organização e a entender o desapego de uma forma mais leve. 

A realização de um sonho

Quando eu comecei a compartilhar as ideias da Marie Kondo, algumas amigas que também sentiam que a bagunça em casa estava tomando conta e que isso estava gerando estresse, brigas e angústia vieram pedir ajuda. Então eu apliquei o método Konmari™ na casa delas e, da mesma forma que funcionou na minha casa, começou a funcionar na casa delas também.

Por isso, em abril de 2018 resolvi participar do seminário da Marie Kondo pessoalmente em Nova York para me aprofundar na sua metodologia e disseminar a mensagem da organização com propósito. Hoje tenho orgulho em dizer que sou umas das 4 brasileiras certificadas pelo método KonMari ™ aqui no Brasil. 

Eu sabia que funcionava ao redor do mundo, mas ainda me questionava: será que isso vai funcionar no Brasil? Temos um estilo de vida diferente em algumas questões e eu realmente me perguntava se os resultados seriam positivos aqui também. Foi aí que eu consegui visualizar e acreditar ainda mais que isso funciona para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Porque a verdade é que o método não é de fora para dentro. Você realmente muda internamente e isso fica visível na sua casa. Só de ter um novo olhar para as suas coisas já tem um impacto enorme, tanto na sua forma de consumir como na consciência do que você guarda na sua casa e do que você mantém na sua vida. 

A partir do momento que você mora numa casa em que as pessoas circulam por ela, em que todo dia você entra e sai, traz coisa nova, leva coisa embora, ganha presente, enfim, tem todo um movimento diário, se você não muda a sua consciência em relação à organização, você vai passar sua vida toda arrumando a bagunça, porque ela sempre vai voltar.

Para mim, o grande diferencial do método Konmari ™ é ter despertado a importância de confrontar os nossos pertences para que tenhamos apenas aquilo que nos traz felicidade.

Com isso eu consegui uma casa muito mais leve, que me traz alegria e me possibilita aproveitar melhor os momentos em família.

Serei eternamente grata à Marie Kondo por me apresentar esse novo estilo de vida e ainda por poder transformar a vida de muitas outras pessoas!