Como dobrar lençol de elástico - Organizar Transforma

Como dobrar lençol de elástico

Imagina a cena: você fez seu enxoval, ganhou muitos presentes e comprou muita roupa de cama. No meio de seus conjuntos de cama, mesa e banho, eis que se depara com eles. E também com todo o mistério em torno de como dobrar lençol de elástico.

Brincadeiras à parte, é fato que todo mundo tem uma certa dificuldade de dobrar o lençol corretamente. Com seu formato arredondado nas bordas e costuras retas mais para o meio do comprimento, o elemento parece mesmo uma incógnita.

E frente a esse pequeno “desafio”, muita gente se rende e acaba enrolando tudo como dá e colocando dentro do armário. Não é isso que acontece?

Mas o problema de fazer isso é que você perde um espaço precioso em seu armário, além de abrir mão da funcionalidade e praticidade que a organização correta te oferece. Ah, e é claro: quando você estica o lençol para usar, percebe que ele está todo amassado e não vai ficar certinho na cama.

Então, para acabar de vez com essa dificuldade, eu te ensino como dobrar lençol de elástico sem dramas! Vem comigo aprender mais e conhecer outras dicas sobre roupas de cama no decorrer da leitura!

Por que organizar a roupa de cama corretamente?

A sensação de deitar em uma cama com o lençol esticadinho, travesseiros limpinhos, com cheirinho de roupa lavada e cobertores sempre fofinhos é incomparável.

Além de mais saúde para você, já que armazenar as roupas de cama adequadamente evita crises alérgicas respiratórias e cutâneas, há ainda outros benefícios. Especialmente para evitar a desorganização! Listo os principais a seguir:

Otimização do espaço

Se você guarda as roupas de cama em armários, sabe que quando elas não estão muito bem dobradas, ocupam muito mais espaço. Mas não é apenas nos guarda-roupas que a roupa de cama mal organizada ocupa espaço. Em baús, caixas e até se você tem uma cama box, os espaços ficam reduzidos quando tudo não está como deveria.

Por isso, vale gastar um tempinho esticando e dobrando de forma satisfatória. Vale especialmente saber como dobrar lençol de elástico, para que ele fique mais fácil de armazenar e você não os perca no meio das roupas. Daqui a pouquinho eu te conto mais sobre isso!

Roupas sempre esticadinhas e novinhas em folha

Deitar em uma cama arrumadinha é mesmo uma delícia e, certamente, influencia na qualidade do seu sono. Por isso, gastar um tempo garantindo que as roupas não amassem, não criem bolinhas que pinicam na pele e não esgarçam com o tempo é um super investimento!

Com certeza, com alguns cuidados, elas vão durar mais tempo. E isso vai representar uma super economia para você, especialmente no longo prazo.

Melhor visualização e armazenamento dos conjuntos

Já notou como é chato quando você abre o guarda-roupa ou o baú ou a cama box para pegar aquele lençol bonito que você quer colocar e encontra uma bagunça?

Ou até mesmo com tudo “arrumado”, você não consegue encontrar as fronhas correspondentes àquele conjunto específico?

Então, com uma arrumação mais eficaz das suas roupas de cama, você consegue armazenar os conjuntos de forma mais prática e funcional. Dessa forma, você não vai mais perder suas roupas de cama no meio de nenhuma bagunça! A seguir, você conhece dicas para isso!

Leia também: Como organizar o quarto

Dicas para manter suas roupas de cama novinhas e organizadas

Pode parecer complicado cuidar das roupas de cama, mas não é nenhum bicho de sete cabeças! Anota aí essas dicas e coloque-as em prática para ter roupas de cama sempre em dia!

Cuidados na lavagem e secagem das roupas

A forma como você lava e seca suas roupas de cama influencia diretamente na vida útil delas. Por isso, alguns cuidados são fundamentais, como vamos ver:

Lavagem das roupas de cama

  • Procure lavar roupas de cama sozinhas, sem nenhuma outra roupa. E também procure separar as roupas entre elas. Ou seja, não lave lençóis e fronhas com cobertores muito pesados ou que soltem fios;
  • Roupas brancas precisam ser lavadas apenas com roupas brancas. Mantenha os lençóis e fronhas estampados longe daqueles brancos ou em tons claros. Isso vai evitar que manchem;
  • Ao estender as roupas, garanta que não ficarão muito amarrotadas. Estique bem os lençóis e fronhas e isso vai facilitar caso você queira passar as peças, ou mesmo caso não use o ferro, já conseguirá dobrar sem que fiquem amassadas. Esse passo vai garantir menos dificuldades em diversos momentos, como dobrar lençol de elástico ou colocar as fronhas nos travesseiros;

Cuidados no armazenamento das roupas de cama

O armazenamento das roupas de cama é tão importante quanto a lavagem e secagem. Vem comigo ver as dicas!

Faça a triagem do que você tem

Para uma organização mais duradoura e definitiva, é preciso que você se dedique apenas às roupas de cama. Por isso, tire tudo do armário (ou baú ou caixas) e coloque sobre um local grande e no qual você possa visualizar tudo que tem. Geralmente, a cama é um ótimo lugar.

O segundo passo deste momento, é descartar tudo que estiver antigo, rasgado, manchado. Veja o que está em bom estado e que pode ser doado e o que não puder ser aproveitado, faça o descarte consciente desses tecidos e colabore para um planeta mais limpo e saudável!

Depois de decididos os itens que vai manter, é hora de se dedicar à organização em si.

Dobre

Caprichar na dobra de toda a sua roupas de cama vai garantir mais facilidade na organização. Por isso, você precisa saber como dobrar lençol de elástico (tem um tutorial aqui embaixo) e o lençol comum adequadamente. As fronhas também precisam ser dobradas.

Um truque poderoso para garantir que você não perca as peças do conjunto é armazená-las juntas. Assim, você dobra o lençol de elástico, depois o lençol principal e arremata com a fronha envolvendo os dois lençóis.

Há quem prefira colocar os lençóis dentro da fronha ou até mesmo amarrar em forma de pacotinho. Vale descobrir qual método mais combina com você.

Armazene

Por fim, armazene os seus jogos de lençol apropriadamente. Se possível, evite as pilhas, mas se o seu espaço for reduzido, pode colocar em pilhas. Mas sempre evite pilhas muito grandes, que possam desmontar ou bagunçar se você quiser pegar um item que esteja mais na base.

Tutorial rápido de como dobrar lençol de elástico

Agora que você já sabe mais sobre como conservar e armazenar sua roupa de cama, resta saber como dobrar lençol de elástico, certo? Você vai ver que é muito fácil e com certeza, tudo é uma questão de treino. Então, vamos lá?

  1. Primeiro, vire o lençol do avesso;
  2. Depois, você precisará juntar as costuras dos quatro cantos do lençol (deixe sempre as costuras para fora);
  3. Você vai começar o processo com as duas dobras de cima: segure dentro dessas costuras e coloque uma parte da costura dentro da outra — os dois lados se tornarão um só;
  4. Em seguida, vá acompanhando essa dobra descendo ao longo do comprimento do lençol. Isso vai facilitar que você repita o passo anterior nas outras duas dobras;
  5. Na parte de baixo, novamente, é só juntar as duas costuras restantes. Mais uma vez, você deverá colocar uma dentro da outra;
  6. Com todas as costuras encaixadas, você obterá um quadrado;
  7. Então é só dobrar como um lençol comum. Você criará um retângulo com ele. Leve em consideração o espaço disponível para decidir se vai dobrar novamente ou armazenar como este retângulo maior.

Por fim, é só dobrar o lençol principal (que fica sobre o de elástico) e finalizar com a fronha os envolvendo.

Viu como é fácil aprender como dobrar o lençol de elástico e como cuidar de sua roupa de cama? E para se inspirar com mais conteúdos como este, te convido a acompanhar meu blog e redes sociais! Será um prazer contar com a sua visita!